Pessoas com este transtorno podem ter outros atributos que não fazem parte da definição do DSM, mas que os investigadores acreditam serem comuns ao Transtorno. Muitas desses podem estar relacionados a abuso físico ou sexual sofridos cedo na vida.
Profunda vergonha
Há no Borderline o sentimento omnipresente de que é falho e deficiente como ser humano. Deixa de ser uma emoção que assinala os seus limites para ser um nucleo de identidade. Esta vergonha tóxica lhe dá uma sensação de inutilidade, a sensação de estar isolado, vazio, e completamente só.
Limites indefinidos
Questões de controle
Pessoas com este transtorno podem precisar sentir-se no controle de outras pessoas, porque sentem que não se conseguem controlar a si ´próprias. Além disso, eles podem estar tentando tornar o seu mundo mais predizível e controlável. Borderlines podem inconscientemente tentar controlar os outros pondo-os em qualquer situações vitoriosas, criando o caos que mais ninguém pode descobrir, ou acusando outro de tentar controlá-las. Em contrapartida, alguns podem lidar com a sensação de controlo por abandonar a sua própria energia; por exemplo: eles podem escolher um estilo de vida onde todas as escolhas são feitas por eles, como o serviço militar ou um culto, ou eles podem se alinhar com pessoas abusivas que tentam controlá-los através do medo.
Falta constância do objecto
Quando estamos sós, muitos de nós conseguem acalmar-se por recordar o amor que os outros têm por nós. Isto é muito confortável mesmo que essas pessoas estejam longe, ou mesmo que até não estejam mais vivos. Esta capacidade é conhecida como constância de objetos. Algumas pessoas com Transtorno Borderline, no entanto, acham difícil invocar uma imagem de um ente querido a acalmá-los quando se sentem tristes ou ansiosos. Se a pessoa não estiver fisicamente presente, simplesmente não existe a nível emocional. Por isso é que o Borderline pode telefonar-lhe frequentemente só para ter certeza que você ainda está lá e ainda se preocupa com eles.
Sensibilidade Interpessoal
Muitos indivíduos teêm notado que alguns pessoas com TPL teêm uma habilidade incrivel de ler as pessoas e descobrir seus gatilhos e vulnerabilidades. Já houve quem chamasse estes Borderlines de «psiquicos».
Competência Situacional
Alguns pessoas com TPL são competentes e estão no controle em alguns casos. Por exemplo: muitos têm um desempenho muito bom no trabalho e são grandes empreendedores. Muitos são muito inteligentes, criativos e artísticos. Isto pode ser muito confuso para os familiares que não entendem porque a pessoa pode agir deste modo numa situação e não serem bem sucedidos em outras situações.
Demandas Narcisicas
Alguns indivíduos com TPL procuram frequentemente trazer o foco da atenção para si. Eles podem reagir às situações baseando-se exclusivamente em como elas os afetam.
Fonte: http://www.bpdcentral.com/resources/basics/additional.shtml
Fonte: http://www.bpdcentral.com/resources/basics/additional.shtml
Sem comentários:
Enviar um comentário